segunda-feira, 6 de maio de 2019

Tema da Junina Raio de Luz trará uma abordagem sobre os 131 anos de Falsa Abolição.



Nenhuma descrição de foto disponível.





Em 2019, completam-se 131 anos da abolição da escravatura no Brasil. Uma data tão importante gera debates e reflexões acerca da inserção do negro na sociedade brasileira naquele período do final do século XIX e também sobre os desafios atuais que a nossa sociedade ainda possui nas questões que envolvem a desigualdade racial que existe em nosso país.
Uma série de dados reforça a existência do racismo no Brasil. Isso é resultado de todo o processo histórico que aconteceu por aqui, que não promoveu políticas públicas efetivas no sentido de inserir os negros na sociedade. Essa situação reflete-se na condição atual do nosso país em índices que evidenciam uma desigualdade racial alarmante.

A JUNINA RAIO DE LUZ traz como tema em 2019, 131 ANOS, NO SÃO JOÃO EU DANÇO A FALSA ABOLIÇÃO. Tema de Eliseu Baronny e Yure Leal.

 Por que falsa abolição?

“Passaram-se 130 anos e parece que nada mudou, atualmente, o racismo ainda é um grave problema da sociedade brasileira, pois, o negro, em grande parte, ainda ocupa uma posição marginalizada. A desigualdade racial existente no Brasil é evidenciada a partir de diversos estudos e estatísticas que comprovam que a violência contra populações negras é maior e que a disparidade salarial entre brancos e negros também é grande” afirma Eliseu Barony.
   De acordo com Yuri Leal o tema escolhido é um tema de grande responsabilidade, e ainda destacou o seguinte : “Minha motivação maior que sou negro e trazer isso para o tablado foi um desafio, e como gosto de desafio nada melhor do que mostrar através da dança nossa arte. Como Elza Soares canta: A carne mais barata do mercado é a carne negra.”  

A Junina Raio de Luz 2019 lançou seu tema na ultima sexta-feira 03 de Maio de 2019, no lava rápido do mutirão, trazendo como desfile CONCURSO DA BELEZA NEGRA, oito meninas desfilaram e somente uma foi vencedora Sêmelly Vitória, de 19 anos.
Confira alguns flashes!!


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Yures Leal, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco e em pé
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé


essa materia:    Facebook  Twitter  Google+

0 comentários: