quinta-feira, 23 de maio de 2019

ALUNOS RECEBEM PREMIAÇÃO EM CULMINÂNCIA DO PROJETO "OS OLHOS QUE FALAM"





O dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Em Pedreiras, antecedendo este marco, a Prefeitura de Pedreiras desenvolveu ações de sensibilização para este tipo de crime, envolvendo vários públicos, dentre os quais, as escolas municipais, através do projeto “Os Olhos que Falam”, cuja culminância aconteceu nesta terça-feira (21/05), no Castelo de Leicam, com a premiação dos trabalhos vencedores.

O projeto “Os olhos que Falam”, foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e Secretarias Municipais de Educação (SEMED), realizado nas escolas da rede pública municipal de ensino, abordando a temática. Os alunos produziram desenhos que retratam esse tipo de violência, posteriormente cada escola fez a escolha dos três melhores desenhos e estes foram exibidos em exposição aberta à sociedade, com direito a votação, durantes três dias na Praça Corrêa de Araújo.
Ao todo foram selecionados 16 desenhos, e na solenidade da culminância do projeto “Os olhos que falam”. 

Treze alunos receberam placas simbólicas pela participação e os três mais votados receberam premiações: Rebeca Lima, estudante da Unidade de Ensino Janoca Maciel foi a 1ª colocada, com 1.436 votos e ganhou um notebook; Thallison, da Unidade Escolar Imaculada Conceição, foi o 2º lugar com 1.030 votos, e ganhou um tablete; a terceira colocação foi para o aluno Ícaro Silva, do Colégio Dr. Herschell Carvalho, que obteve 949 votos e também ganhou um tablet.

A estudante do 9º ano da escola Janoca Maciel, Hellen Sousa, cantou uma paródia de sua autoria abordando o tema proposto, chamando atenção para a o abuso sexual de crianças e adolescentes.
A participação do público foi considerada acima das expectativas pelos organizadores, comprovando a preocupação da sociedade com este problema social, ressaltando ainda que se a Prefeitura de Pedreiras vem trabalhando e criando mecanismos de proteção às crianças e adolescentes, mantendo grandes programas sociais, projetos e ações de defendem os direitos constituídos no ECA.

O projeto "Os olhos que falam" existe desde 2014, neste ano foi desenvolvido em 38 cidades brasileiras e esta é a segunda vez que está acontecendo em Pedreiras. A iniciativa é acompanhada e avaliada pelo Selo UNICEF, e além do CMDCA e da SEMED, estiveram envolvidas as secretarias municipais de Assistência Social, e de Saúde e o Conselho Tutelar, e na programação ainda foram realizadas palestras e outras atividades nas escolas.










essa materia:    Facebook  Twitter  Google+

0 comentários: